Universidade São Judas Tadeu – Primeiro Semestre 2010
Trabalho Integrado com o Prof. Antonio Carlos
Visita a um Supermercado
Turmas D1 e D2 da 2BCSNPP
Questões que devem ser respondidas para a matéria TECSOIPP- Técnicas de Som e Imagem em PP- prof. José Edward
Datas de entrega: 19 (turma d1) e 20/5/2010 (turma D2)
Valor do trabalho: de 0 a 1,0 ponto
1- SOM
1.1 – Como é o som ambiente? Tem música de fundo? Qual? (especificar o quanto puder ou souber). Funcionários são chamados pelo sistema de som? Promoções são anunciadas? Isso incomoda? Algum outro som ambiente, positivo ou negativo, chama a atenção do grupo?
1.2 - O SOM DO ATENDIMENTO – Solicite alguma informação de um funcionário. Por exemplo: onde posso encontrar “tal” produto?
1.2.1 – Observe. Ele responde, indicando o local? Se mostra impaciente ou “nem aí”? Responde solícito, vai até o local indicando onde está o produto? Responde, vai com vocês até o local, aponta o produto e indica similares?
1.3 – O SOM NO ATENDIMENTO – Na hora de passar com as compras e pagar, como a caixa costuma atender os clientes?
1.3.1 – Pergunta se encontrou todos os produtos que procurava? Se quer a nota fiscal paulista? É indiferente? Ensaca as compras ? Dá tratamento diferenciado para clientes com “carrinho cheio”?
1.4 – O mercado tem caixa especial para idosos, gestantes... O direito é respeitado? Descreva em detalhes.
2- IMAGEM
2.1 – Ao entrar e enquanto estiver no supermercado, observe:
2.2 – É bem iluminado? Convidativo? Tem muitos ou poucos cartazes com avisos institucionais, tipo: Não aceitamos pagamentos com cheque; Só aceitamos cartões de...; É proibida a entrada de animais? É proibido vender bebida alcoólica para menores?
2.3 – Têm muitos ou poucos cartazes com produtos em oferta? Descreva como eles são: legibilidade, assimilação, visibilidade. Tem displays ou pontos de experimentação? O mercado possui algum outro tipo de comunicação visual com ofertas? Descreva.
2.4 – É fácil identificar os funcionários do mercado? Eles usam “uniformes”? Descreva. Usam apenas um crachá de identificação? É fácil encontrá-los ou o consumidor precisar procurá-los?
2.5 – Imagem e sinalização interna. Existem placas indicativas de onde estão os produtos por gênero? Sua leitura é fácil?
2.6 – Imagem e gôndolas. Como estão distribuídos os produtos nas gôndolas? É fácil identificá-los? Ou eles, pela disposição, nos confundem e perdemos tempo? Os produtos em oferta têm alguma identificação diferenciada? Se sim, descreva.
2.7 – Imagem da relação produtos, nomes dos produtos e preços.
2.7.1 – A identificação é fácil e imediata, visto preços, nome e produtos estarem lado a lado.
2.7.2 – A correlação é confusa. Produtos, nomes e preços não estão próximos, podendo, inclusive, induzir o consumidor ao erra da compra.
2.7.3 – O preço do produto é facilmente identificável? Inclusive considerando o consumidor da melhor idade?
2.7.4 – O preço é bem visível. Já a especificação do produto e escrita em texto de corpo diminuto e as vezes abreviado? Descreva.
2.8 – Imagem e locomoção interna. O espaço entre as gôndolas é grande, permite a passagem de dois carrinhos com conforto? Existem funcionários repondo produtos enquanto consumidores fazem compras? Existe algum outro tipo de “pedra no caminho” atrapalhando o consumidor? Explique.
Prof. José Edward – abril 2010